Notícia

NOTA OFICIAL CBNR - REABERTURA DE TEMPLOS NO RN

Nota da Convenção Batista Norte-rio-grandense – CBNR, sobre a reabertura das igrejas batistas no âmbito do estado do Rio Grande do Norte.

Entendendo que diante dos conflitos existentes entre os decretos publicados pelo governo do estado e por diversas prefeituras do RN, onde não há um padrão claro sobre a reabertura das igrejas, que as igrejas do nosso estado, assessoradas juridicamente e por equipes da saúde sempre que possível, tomem suas decisões para reabertura dos referidos templos baseadas nas orientações fornecidas pelas prefeituras da sua circunscrição.

A CBNR, entende que o momento é de muita cautela, haja visto os pronunciamentos de várias autoridades da área da saúde pública onde está claro que o nosso estado pode estar no pico da pandemia.

Entendendo que a Igreja de Jesus não deve se envolver em posições políticos partidárias, orientamos que de acordo com a autonomia da igreja local, sejam formadas comissões nas igrejas para decidirem de acordo com a orientação dada por cada prefeitura, sobre o momento da reabertura dos referidos templos para as celebrações presenciais.

Orientamos ainda que se observe a responsabilidade que pesa sobre o presidente e a diretoria da igreja local quanto ao quesito o que é legal e o que é moral, lembrando que nesse processo de reabertura mesmo que em situação legal, se houver contaminação dos fiéis será cobrada dos dirigentes da igreja uma posição com explicações acerca dos cuidados para a reabertura.

Lembrando que em alguns decretos municipais, estes subjugam a igreja à fiscalização da Guarda Municipal, onde a esta é dado, inclusive, o poder de multa e interdição das instalações, recaindo sobre a liderança toda a responsabilidade por incorrer a esse risco.

Por fim, recomendamos que durante o mês de julho do corrente ano os templos permaneçam fechados para as celebrações presenciais e que se estabeleça a data do primeiro domingo de agosto para que possamos retornar de acordo com o que orienta os decretos municipais quanto as regras para reabertura.

No amor de Cristo,

Natal, 11 de julho de 2020.

Antonio de Araújo Targino

Presidente da CBNR